O Ensino de História e suas relações com o contexto
"É preciso destacar que a utilização da história local como estratégia pedagógica é uma maneira de articular os temas trabalhados em sala de aula. Todo ensino tende a ser uma abertura e convida a conhecer ainda mais, transcende a função de conferir identidade e contribuir para situar cada um de nós relativamente aos de mais."
Aprender história é como se fosse uma viajem ao passado desconhecido, tudo que aprendemos é algo novo e diferente porém que já aconteceu, trabalhar a história da nossa cidade, nosso bairro, nossa escola, enfim abre um leque de opções que podem nos fazer ir além desse estudo, devemos iniciar como sempre em tudo pelo mais próximo ir aumentando gradualmente e no fim juntar todo o estudo em um só fazendo uma ligação entre eles. Sim tudo faz parte de um só contexto só que com dimensões maiores, a história que ensinamos para eles, aquela história onde contamos tudo o que aconteceu com nosso município, todas as lendas, pessoas importantes nascidas em nosso solo, sim tem ligação com aquela história onde ensinamos sobre nosso país e sobre o mundo todo, somos todos parte integrante de uma sociedade que apesar das diferenças de raça, cor, tribo fazem parte de um contexto só.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
"...transcende a função de conferir identidade e contribuir para situar cada um de nós relativamente aos de mais", achei essa frase de grande valia, pois a contrução e a afirmação da identidade do aluno se dá trabalhando a história local, contribuindo, também, para a história e ao conhecimento dos demais colegas.
ResponderExcluir