Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de maio de 2010

O ensino de história nas séries iniciais

Quando pensamos em história, automaticamente pensamos em passado. E isso nos remete a muitos acontecimentos, certo?

Bem, para trabalharmos a disciplina com series inicias, deve-se ter consciência de que estamos passando conteúdos a crianças, e que faremos parte do que ele pensara futuramente sobre a disciplina, afinal o professor é a primeira pessoa que passa teoricamente o ensino de historia pra ela.

Trabalhar história:

Para que você passe aos seus alunos confiança, é necessário primeiramente que saiba todos os conteúdos. E para que ensine sem fazer com que eles detestem sua aula, sintam sono e tenham vontade de ir para o recreio, é necessário que primeiramente apresente a história de uma forma didática e dinâmica provando ao aluno que a sua aula é mais interessante do que ele imaginava.

Mas como fazer isso?

· Leve não somente o texto em si, procure formas diversificadas de contá-la. Não se restrinja ao quadro, use o que você tem de forma criativa.

Ex: Para trabalhar família, peça aos alunos fotos da família, construa com eles uma árvore genealógica, discuta com eles sobre a vida que os avós, os pais levavam, faça um parâmetro de como era a forma de viver na época deles e como vivemos hoje, os avanços que obtemos, e assim por diante...

· Faça-os pensarem sobre o que estão lendo, fazer dinâmica utilizando “materiais pedagógicos” como balões, a própria sala de aula, ou que se passa ao redor, utilizando recursos que mobilizem a turma como um todo. Que façam o grupo pensar e trabalhar juntos, construindo cartazes, realizando pesquisas na Internet, livros, biblioteca em outra escola etc...

· Promover visitas aos lugares importantes da cidade também é importante, assim eles percebem o quanto são importantes e fazem parte da história, demonstrar acontecimentos de uma forma pratica (como em um teatro), mostrar importantes documentos e trabalhar cada um de forma também expansiva, explicando a necessidade que cada um teve ou tem.

· Trabalhar com teatro, música, o lado artístico que cada um tem é essencial, pois quando você organiza um teatro, por exemplo, com seus alunos, eles ficam eufóricos e entusiasmados certo? Sim, isso acontece por que eles se sentem parte da historia contada, sentem como se fossem realmente o personagem que interpreta, e passam a reconhecer a importância que teve na história, alem de fixar o conteúdo, você conseguira fazer com que seu aluno goste e faça parte do contexto.

· Para passar aos seus alunos como funcionam realmente os acontecimentos da história, utilize coisas da vivência deles onde eles possam perceber que a história é um contexto. E que tudo o que hoje acontece é uma conseqüência do passado. Aproveite e traga acontecimentos atuais, fazendo perceberem que o fato só ocorreu por que algo no passado foi realizado de forma correta ou errada, dependendo de qual for o assunto.

TRABALHAR COM A DISCIPLINA DE HISTÓRIA É SIMPLESMENTE NÃO SE RESTRINGIR A MESMISSE DE SEMPRE, USE A CRIATIVIDADE E CRIE NOVOS MÉTODOS DE ENSINAR HISTORIA (pensando no aluno, e na sua aprendizagem é claro).

E sim, tudo isso que foi escrito acima é importante e essencial. Mas não deve ser o único foco, não devemos esquecer que o conteúdo é o principal, essas são apenas dicas para fazer o aluno entender melhor e construir uma ideia significativa sobre os conteúdos de historia. Essa é apenas a semente plantada. Devemos regar para crescer sempre. Usar métodos diversificados visando o entendimento e interesse do aluno pelo conteúdo, pois não basta saber apenas o que foi ensinado, deve-se plantar além de tudo isso, a semente da curiosidade e vontade de saber "mais e mais" sobre o conteúdo que estivermos passando pra eles naquele momento. Assim será mais fácil também para eles lembrarem quando for preciso que estudamos de "tal" forma aquele conteúdo.

6 comentários:

  1. O professor é uma referência para o aluno, na sua cabeça o professor é aquela pessoa que vai te ensinar coisas novas, e consequentemente o que vem à cabeça do aluno é "ele sabe tudo", e isso não é verdade, o prefessor está em um constante aprendizado e deve sim se aprofundar para saber passar aquele conhecimento ao seu aluno.
    Assim como dinamizar a sua aula, não se prendendo muito nos métodos mas sim aprofundando-se mais no conteúdo.

    ResponderExcluir
  2. O professor é quem leva os conteúdos para a sala de aula, e é ele que proporcionará o primeiro contado das crianças, com a disciplina de História. Por isso, deve-se levar em conta o modo como ele irá abordar os assuntos e a maneira com que ele irá dialogar com os alunos. Como o texto diz, não deixar que as aulas fiquem na mesmisse, deve-se fazer trabalhos criativos, mas nunca esquecendo do conteúdo, e abordá-lo de forma correta.

    ResponderExcluir
  3. o professor é a matéria fundamental no ensino de história pois é ele quem propícia o primeiro contato do aluno com a disciplina. ele que leva os conteúdos a serem trabalhados e sem dúvida é ele que atraves das atividades abordadas desperta nos alunos o imteresse pela história.

    ResponderExcluir
  4. É o professor realmente tem uma responsabilidade enorme em relação ao seu aluno porque o que ele diz é o que o aluno vai levar pra vida toda por isso o conhecimento previo é muito importante para o mestre!!!!bjinhuxxxxx

    ResponderExcluir
  5. Realmente é através do professoer que as crianças tem o primeiro contato, e vai ser esse que vai ter a rasponsabilidade de ensinar.
    bjoooooo

    ResponderExcluir
  6. Trabalhar, história, não deve ser realmente uma tarefa que o professor, leva somente um conteúdo que ele está acostumado a dar, para todas as turmas que ele tem durante os anor, relmante ele deve saber levar mais aulas dinamizadas para que os alunos não tenham tanta preguiça nas aulas, e assim se enteressarem um pouco mais pelo conteúdo.

    ResponderExcluir